“A palavra coragem é muito interessante. Ela vem da raiz latina cor, que significa "coração". Portanto, ser corajoso significa viver com o coração. E os fracos, somente os fracos, vivem com a cabeça; receosos, eles criam em torno deles uma segurança baseada na lógica. Com medo, fecham todas as janelas e portas – com teologia, conceitos, palavras, teorias – e do lado de dentro dessas portas e janelas, eles escondem-se.
O caminho do coração é o caminho da coragem. É viver na insegurança, é viver no amor e confiar, é enfrentar o desconhecido. É deixar o passado para trás e deixar o futuro ser. Coragem é seguir trilhas perigosas. A vida é perigosa. E só os cobardes podem evitar o perigo – mas aí já estão mortos. A pessoa que está viva, realmente viva, enfrentará sempre o desconhecido. O perigo está presente, mas ela assumirá o risco. O coração está sempre pronto para enfrentar riscos; o coração é um jogador.
A cabeça é um homem de negócios. Ela calcula sempre – ela é astuta.
O coração nunca calcula nada.”
- Osho -
4 comentários:
Partilho deste principio, a dificuldade é que nem sempre temos serenidade para perceber se quem vai ao leme é o coração ou a cabeça
Gostei de vir aqui hoje.
Com beijo.
Fernando
Fernando,
Eu sei, também eu me debato com essa partilha do leme, mas ganhar esta consciência é que é fundamental.
Vem enrolar-te no pano sempre que quiseres.
Com beijo nesse mesmo beijo.
Vou estar off uns dias :)... levo Osho e deixo um sorriso...
Depois m'actualizo!
Beijo
Às vezes é preciso estar off para nos arrumarmos por dentro e para ir de férias também.Boa viagem e boas férias na companhia de OSHO que tem o dom de nos fazer despertar e ganharmos consciência de que – depois do túnel, inevitavelmente acordamos sempre na mesma vida, poderá é ser uma vida melhor. Tudo depende de nós.
Um sorriso e beijos de Sul
ps: obrigada pelo chocolate por aqui porque do outro lado só dá erro
Enviar um comentário